1º Samuel 16:18: “Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele”.
I. Introdução:
Nesta mensagem, queremos enfatizar a importância de fazer uso dos talentos que Deus concedeu a cada um de nós. Talentos são dons, vocações, aptidões naturais ou habilidades que podemos adquirir ao longo da nossa caminhada.
Na história de Davi, percebemos inúmeros talentos e qualidades que fizeram parte da sua vida e o conduziram a ser um personagem destacado na história bíblica, a ponto de ser chamado de “homem segundo o coração de Deus” (Atos 13:22).
No texto que lemos, percebemos que algumas qualidades de Davi são evidenciadas: ele sabe tocar, é valente e animoso, homem de guerra, sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
Estas qualidades faziam parte do cotidiano de Davi, mas nesta mensagem vamos observar alguns talentos que ele possuía e dos quais podemos extrair lições.
II. Definição:
- Capacidade para Lidar com Ovelhas: 1º Samuel 17:15.
Cuidar de ovelhas exige inúmeras qualidades: paciência, amor, carinho, percepção, preparo físico e outras mais. Davi se dedicava ao máximo no cuidado das ovelhas de seu pai Jessé. Seu cuidado era tanto que, quando um leão e um urso vieram atacar as ovelhas, ele ousadamente os enfrentou e matou (1º Samuel 17:34-36). O Salmo 23 expressa com propriedade o amor e o cuidado que Davi possuía com as ovelhas de seu rebanho quando chama o Senhor Deus de pastor. Neste salmo, observamos as inúmeras características de um verdadeiro pastor de ovelhas.
- Capacidade Musical: 1º Samuel 16:18.
Davi era um exímio músico. Possuía um incrível talento musical, sendo um excelente compositor que adorava a Deus com perfeição, buscando agradá-lo. Isto é muito notório nos Salmos que encontramos de sua autoria. O Salmo 103 expressa um louvor a Deus pelo seu amor e pela sua graça, dizendo: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”. O talento de Davi para a música o levou a fabricar instrumentos musicais. Encontramos isto na Bíblia quando os levitas, diante do templo do Senhor construído por Salomão, estavam prontos para adorar a Deus com os instrumentos que Davi havia feito (2º Crônicas 7:6).
- Capacidade para Manejar Funda: 1º Samuel 17:40.
Manejar fundas era um talento que Davi possuía. A funda era um instrumento de arremesso constituído por uma correia dobrada, onde no centro era colocada uma pedra. Esta arma era de grande utilidade antigamente, principalmente entre os homens do campo, caçadores e até mesmo em situações de guerra. Davi sabia como ninguém fazer uso deste instrumento, possuindo uma mira perfeita. Quando derrubou o gigante, ele o acertou na testa devido à sua excelente prática na utilização desta ferramenta (1º Samuel 17:49). Houve uma época em Israel em que um grupo de 700 homens canhotos eram mestres em arremessos com fundas, a ponto de cortarem um fio de cabelo sem margem de erro (Juízes 20:15-16).
III. Aplicação Prática:
- Precisamos descobrir quais são os nossos talentos:
a. Qual é o nosso potencial?
b. Cada um de nós possui um talento.
c. Todo mundo é “bom” em alguma coisa.
d. O que Deus nos deu?
- Precisamos entender que os nossos talentos devem ser utilizados para que o nome de Deus seja glorificado:
a. Nossos talentos devem ser utilizados para glorificar a Deus.
b. Davi tocava para louvar a Deus.
c. Davi cantava para louvar a Deus.
d. Davi lutava suas guerras para que Deus honrasse o seu povo.
- Os nossos talentos trarão vitórias em áreas específicas da nossa vida:
a. Área Física / Material: Davi fez uso da sua habilidade de cuidar de ovelhas para vencer o leão e o urso (1º Samuel 17:34-37).
b. Área Espiritual: Davi fez uso da sua habilidade musical para vencer a guerra espiritual que Saul enfrentava (1º Samuel 16:23).
c. Espiritual + Material = Sucesso: Davi colocou todos os seus talentos à disposição de Deus para vencer o gigante e tornar-se um dos maiores guerreiros de Israel (1º Samuel 18:48-58).
IV. Conclusão:
Davi se tornou rei de Israel porque soube canalizar todo o seu potencial para glorificar a Deus e deixou-os à sua disposição.
Deus, a cada momento, aperfeiçoava os dons e talentos na vida de Davi, transformando um humilde pastor de ovelhas, tocador de harpa e atirador de fundas em um dos maiores reis de Israel de todos os tempos.
Utilize os talentos que Deus lhe deu para glorificá-lo e tenha uma vida abençoada e bem-sucedida.